doenças de tireóide

a tireóide é uma glândula existente em todos os indivíduos e fica localizada na região central do pescoço dos lados da traqueia.
qualidade de vida

glândula tireóide

A tireóide é uma glândula que existe em todos os indivíduos e fica localizada na região central do pescoço. A glândula é dividida em dois lobos que ficam ao lado da traqueia unidos por um seguimento chamado istmo.

A principal função da tireóide é produzir os hormônios T4 e T3 que são responsáveis pela manutenção do metabolismo. Esta glândula pode sofrer alterações na sua função ou na sua estrutura.

Quando ocorre uma diminuição da produção destes hormônios chamamos de Hipotireoidismo.
De modo oposto, quando temos uma produção elevada de T4 e T3 chamamos de hipertireoidismo. Esta última situação não pode ser confundida com a concentração elevada de hormônios no sangue que não são provenientes da tireóide, como acontece quando tomamos uma dose excessiva de reposição por exemplo.

Esta situação chamamos de tireotoxicose. 
Dentre as alterações na estrutura da tireóide podemos citar o aumento que ocorre nas situações de falta de iodo, fenômeno chamado de bócio.
Outra alteração, e talvez a mais comum, é  o surgimento de nódulos.

O aumento da frequência desta alteração está relacionado com vários fatores, porém o que mais tem destaque é o uso frequente do ultrassom de tireóide em consultas de rotina, situação que leva ao achado de uma enormidade de nódulos inocentes.

Uma vez identificada uma alteração nesta glândula deve-se encaminhar para um especialista em endocrinologia para uma avaliação mais detalhada.

Alterações mais encontradas:

agende sua consulta:

Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 315
Vila Nova Conceição, São Paulo, SP 04507-000
(11) 4305-6070

veja o mapa

D-Rock's