Diabetes
Áreas da Endocrinologia
Diabetes é uma condição caracterizada por níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue. Isso ocorre devido a problemas na produção do hormônio insulina, que é crucial para a regulação da glicose no corpo. A insulina permite que a glicose entre nas células, onde é usada como fonte de energia. Existem três tipos principais de diabetes: tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional.
O número de pacientes com diabetes vem crescendo anualmente, devendo em breve superar os 10% da população brasileira. Existem dois tipos principais de diabetes, o Tipo 1 e o Tipo 2.
Antes de falarmos dos tipos de diabetes precisamos entender o papel da insulina no organismo. Toda vez que comemos, no processo de digestão, os carboidratos (massas em geral) são quebrados em moléculas de glicose (açúcar) que são absorvidos pela circulação e servirão de fonte de energia pelo corpo.
No entanto, para que a glicose entre nas células é preciso que exista um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas.
A insulina circulante se liga nas células e faz com que uma proteína se apresente na superfície e permita a entrada de glicose. Cada vez que um indivíduo se alimenta o pâncreas percebe a entrada de glicose na circulação e libera insulina de acordo com a quantidade de açúcar que esta sendo absorvido.
Diabetes Tipo 1
Diabetes Tipo 2