top of page

Tireoide

Áreas da Endocrinologia

tireoide.jpg

A tireoide é uma glândula endócrina em forma de borboleta localizada na parte frontal do pescoço, logo abaixo do pomo de Adão. Ela desempenha um papel crucial na regulação do metabolismo do corpo, através da produção de hormônios que influenciam praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo.

A tireóide é uma glândula que existe em todos os indivíduos e fica localizada na região central do pescoço. A glândula é dividida em dois lobos que ficam ao lado da traqueia unidos por um seguimento chamado istmo.

A principal função da tireóide é produzir os hormônios T4 e T3 que são responsáveis pela manutenção do metabolismo. Esta glândula pode sofrer alterações na sua função ou na sua estrutura.

Quando ocorre uma diminuição da produção destes hormônios chamamos de Hipotireoidismo.


De modo oposto, quando temos uma produção elevada de T4 e T3 chamamos de hipertireoidismo. Esta última situação não pode ser confundida com a concentração elevada de hormônios no sangue que não são provenientes da tireóide, como acontece quando tomamos uma dose excessiva de reposição por exemplo. Esta situação chamamos de tireotoxicose. 


Dentre as alterações na estrutura da tireóide podemos citar o aumento que ocorre nas situações de falta de iodo, fenômeno chamado de bócio.


Outra alteração, e talvez a mais comum, é  o surgimento de nódulos. O aumento da frequência desta alteração está relacionado com vários fatores, porém o que mais tem destaque é o uso frequente do ultrassom de tireóide em consultas de rotina, situação que leva ao achado de uma enormidade de nódulos inocentes.

Uma vez identificada uma alteração nesta glândula deve-se encaminhar para um especialista em endocrinologia para uma avaliação mais detalhada.

bottom of page