doenças da hipófise

A hipófise é uma glândula
localizada na base do cérebro que tem como função regular o trabalho de glândulas do organismo.
qualidade de vida

regular o trabalho das glândulas do organismo

A hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem como função regular o trabalho de glândulas do organismo (supra-renal, tireóide, testículos, ovários), de produzir a prolactina responsável pela lactação, de produzir o hormônio do crescimento  e o hormônio anti-diurético. Várias doenças podem acometer esta glândula levando a diminuição ou produção excessiva dos seus hormônios.

A maioria das alterações são causadas pela presença de nódulos na hipófise que podem variar desde nódulos acidentais que não produzam hormônios (adenomas clinicamente não funcionantes) até nódulos produtores que possam levar a quadros clínicos específicos.

Dentre as principais doenças da hipófise nos temos:

• Acromegalia:

Consiste na produção excessiva do hormônio do crescimento (GH) causada por um nódulo na hipófise, na vasta maioria dos casos.
  • Esse excesso de GH leva a o aumento de um segundo hormônio chamado IGF-1 que em conjunto ocasionam alterações no organismo como crescimento das extremidades (mãos e pés), aumento e alteração de função de órgãos internos e alteração no metabolismo (hipertensão e diabetes).
  • Quando esta doença surge na adolescência pode haver o crescimento exagerado do paciente levando a quadro de Gigantismo. O tratamento consiste na remoção cirúrgica do nódulo hipofisário ou do uso de medicamentos para controlar a produção hormonal.
  • Hiperprolactinemia:

Significa excesso de prolactina na circulação. Níveis pouco elevados podem ser causados por situações simples como estresse, depressão ou uso de medicamentos como anti-concepcionais. No entanto, a presença de um nódulo produtor de prolactina pode estar presente, especialmente quando os valores estão mais elevados.
  • O sintomas principais causado são alteração no ciclo menstrual, baixa de libido e saída de leite pelo peito (galactorréia). O tratamento mais comum para estes nódulos é o uso de medicamentos sendo a cirurgia reservado pouco frequentemente para casos especiais.
  • Doença de Cushing:

Um dos hormônios estimulados pela hipófise é o cortisol. Este hormônio é responsável pela adaptação do organismo aos quadros de estresse orgânico, como ajustes frente a doenças ou mesmo frente a perigos do dia a dia onde haja a necessidade de uma ação imediata, como uma fuga.
  • A doença de Cushing consiste na presença de um nódulo hipofisário que estimula a produção excessiva de cortisol através da produção aumentada de um outro hormônio chamado ACTH.
  • Na presença de quantidades elevadas de cortisol por um longo período de tempo uma série de mudanças podem ocorrer como: perda de massa muscular com afinamento dos membros, ganho de peso as custa de aumento de gordura no abdômen, surgimento de estrias violáceas grandes, o rosto fica arredondado com aspecto de lua cheia , pele fina e sujeita a sangramento, além de alterações metabólicas como diabetes e hipertensão.
  • É uma doença rara e severa que deve ser tratada por neuroendocrinologistas experientes em centros de referência. O tratamento ideal é a cirurgia, porém alguns medicamentos podem ser utilizados para controle dos níveis hormonais.
  • Adenomas clinicamente não funcionantes:

São nódulos benignos na hipófise que não produzem hormônio e somente causam sintomas por comprimirem estruturas adjacentes. Dentre os sintomas podem ocorrer: dor de cabeça, perda de parte da visão (quando comprimem o quiasma ótico – nervo da visão), diminuição dos outros hormônios da hipófise (por compressão do tecido saudável) e aumento da prolactina.
  • Em geral o tratamento é cirúrgico não havendo medicamentos específicos para estes tumores.
  • Diabetes insipidus:

Diferentemente do diabetes melitus, este diabetes não tem nenhuma relação com a insulina ou os níveis de glicose no sangue.
  • A parte posterior da hipófise produz um hormônio chamado ADH (hormônio anti-diurético) que ajuda a regular a quantidade de água no organismo diminuído a perda de água pelo rins quando ficamos sem ingerir líquidos. Na vigência de um dano na neuro-hipófise a produção de ADH pode cessar levado a perda de água pelo rins causando o fenômeno da poliúria. Como consequência o paciente urinará volumes elevados (acima de 3L) e terá muita sede.
  • Em geral, o tratamento além de ser focado para a causa da lesão na parte posterior da hipófise também é feito com a reposição do ADH o que corrigirá os sintomas de sede e urina.

Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 315
Vila Nova Conceição, São Paulo, SP 04507-000